Somos jovens, evangelizando jovens!!

Somos jovens, evangelizando jovens!!

sábado, 4 de setembro de 2010

ESCOLA JOVEM - Tempo de Missão!!!!


Jeito Jovem de Evangelizar
“Missão Jovem” é um dos projetos
da PJ que está se difundindo em vários lugares do Brasil.

É PRECISO IR MAIS LONGE
Pe. Vilsom Basso, assessor nacional da PJ, para traduzir o espírito deste projeto, conta uma pequena historinha: “Em um povoado do Maranhão havia um menino que todas as noites juntava pedras e ficava jogando para o alto. Os meninos e os vizinhos perguntaram: “Por que você faz isso?” Ele respondeu: “A lua é bonita. Eu quero acertar uma pedra na lua, parti-la em vários pedaços e assim transformá-la em várias estrelas bonitas”. Todos riam dele e diziam que ele estava ficando louco. Mas o menino continuou jogando pedras. Um ano depois o que aconteceu? Ele acertou a lua? Não, ele não conseguiu acertar a lua, mas não havia no povoado nenhum menino que jogasse pedras mais alto e mais longe do que ele!”
O nosso sonho, “a nossa lua”, é chegar até à juventude. Está na hora de “jogar pedras mais alto e mais longe” no serviço aos jovens. É preciso que tenhamos mais sonho e ousadia para anunciar a “Boa Notícia aos jovens”.
É preciso “sair da sacristia”; é preciso “ir ao povo”; é preciso “ir ao Jovem”; é preciso “ir mais longe”; é preciso “ir mais alto”.
João Paulo II,  assim escreveu aos jovens: “Depois de tanta violência e opressão, o mundo precisa de jovens capazes de lançar pontes para unir e reconciliar; depois do clima de suspeita e de desconfiança, que corrompem os relacionamentos humanos, somente jovens corajosos poderão restituir beleza e verdade à vida a aos contatos humanos”.
O QUE É UM PROJETO de MISSÃO JOVEM
Antes de executarmos qualquer projeto, é necessário entender quais cuidados e passos precisam ser dados para que ele seja, de fato, transformador e, deste modo, atinja os objetivos a que se propõe.
Com os projetos de Missão que propomos não é diferente. É preciso antes entendê-los para, concretamente, torná-los missionários.
Um projeto de Missão pode ser dividido em três grandes momentos: pré-missão, missão e pós-missão.
Cada um desses três momentos exige cuidados especiais e uma preparação que considere as suas necessidades e características próprias.
OS PASSOS da MISSÃO JOVEM
1. Pré-missão – Projetando os sonhos: “... Eis que eu envio meu mensageiro à tua frente, e preparará o caminho diante de ti “ (Lc 7,27).
A Pré-Missão é o primeiro grande momento da Missão Jovem e, como tal, merece ser bem preparado. Esse momento corresponde ao tempo de preparação para a Missão propriamente dita. O tempo de duração dependerá do que o grupo achar que for preciso para encaminhar e organizar todas atividades e passos da preparação dos missionários e também da comunidade onde vai acontecer a Missão. Pensa-se que seria necessário de um a três meses no máximo, para que este momento seja vivido plenamente.
2. A missão – Concretizando os sonhos: “...Não ardia em nós o nosso coração quando ele nos falava no caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32).
A Missão é o segundo e o mais importante momento. É neste momento que se vai concretizar e executar tudo que foi pensado na Pré-Missão, junto à juventude escolhida (zona rural, centro urbano, escolas ou cidade de interior). É hora de viver com a juventude todas as atividades pensadas e preparadas anteriormente. O tempo para realizar a Missão dura de uma a duas semanas, no máximo, conforme o grupo missionário e a comunidade achar necessário.
3. A Pós-missão – Acreditando nos sonhos e querendo sonhar novamente: “...Eu os destinei para ir e dar frutos, e que o fruto de vocês permaneça” (Jo 15,16).
A Pós-Missão é o terceiro e talvez o mais duradouro dos três momentos. A Pós-Missão é o que vem depois, é o momento seguinte à Missão e, assim como os dois momentos anteriores, exige que sejam pensadas atividades que garantirão a sua realização.
O tempo para a Pós-Missão não se limita a um, dois, três meses. Dependerá, portanto, do que o grupo missionário e a comunidade definirem durante a Missão como continuidade das atividades.



Um comentário: